Notícias


27/02 - Faculdade Aberta da Terceira Idade da Fatep inicia segunda turma neste semestre

 Inscrições estão abertas para quem tem mais de 50 anos. Objetivo é promover a qualidade de vida nesta faixa etária
A Faculdade de Tecnologia de Piracicaba (Fatep) abre, neste semestre, a segunda turma da Faculdade Aberta da Terceira Idade. As inscrições podem ser feitas na secretaria da Fatep (Rua Silva Jardim, 1763 – Cidade Alta) por pessoas com mais de 50 anos de idade.
Para comemorar o início do ano letivo, os alunos receberão, no dia 6 de março (terça-feira), das 14 às 16 horas, a palestra “Hábitos de vida e saúde cardiovascular”, com o médico cardiologista Felipe Toledo.
Esta é a oportunidade ideal para conhecer a Faculdade. “Os assuntos abordados têm relação com o momento de vida dos alunos e são tratados com naturalidade, como este que será apresentado pelo doutor Felipe Toledo”, explica a coordenadora do curso, professora Maristela Negri Marrano.
Segundo o diretor da Fatep, professor Marcos Antonio de Lima, a Faculdade Aberta da Terceira Idade é mais uma opção entre os cursos oferecidos pela Fatep. “O objetivo é propiciar um espaço para ocorrerem mudanças de atitudes, quebra de preconceitos em relação à velhice e ao processo de envelhecimento”, conta.
Para mais informações, os interessados devem entrar em contato com a Fatep pelo telefone (19) 3432.9957.
SOBRE O CURSO – A Faculdade da Terceira Idade da Fatep tem o objetivo de proporcionar às pessoas com mais de 50 anos o acesso à comunidade acadêmica, resgatando, por meio da educação permanente, potencialidades, autoestima e cidadania. As aulas são ministradas as terças e quintas-feiras, sempre das 14 às 17 horas. As disciplinas, oficinas e palestras são oferecidas semestralmente e abrangem diversas áreas temáticas como questões existenciais, psicologia e relações sociais; educação para a cidadania; atividade física e lazer; arte e cultura; sociedade e qualidade de vida, além de atualidades.
SERVIÇO:
Faculdade Aberta da Terceira Idade da Fatep
Inscrições abertas para a segunda turma: Rua Silva Jardim, 1763 - Cidade Alta
Aula inaugural: “Hábitos de vida e saúde cardiovascular”
Médico cardiologista Felipe Toledo
6/03, das 14h às 16h
Mais informações:             (19) 3432-9957      

Outras informações:
Engenho da Notícia
Assessoria de Imprensa Fatep
(19) 3302.0100
contato@engenhodanoticia.com.br


14/02 - Fatep recebe inscrições para Faculdade Aberta da Terceira Idade

Faculdade de Tecnologia de Piracicaba (Fatep) está com inscrições abertas para a Faculdade Aberta da Terceira Idade, destinada às pessoas com mais de 50 anos. As aulas têm início no dia 6 de março (terça-feira).
De acordo com a coordenadora do curso, professora Maristela Negri Marrano, o objetivo da Faculdade é propiciar um espaço para que ocorram mudanças de atitudes, quebra de preconceitos em relação à velhice e ao processo de envelhecimento. “As aulas são descontraídas, sem exigência de notas. Os assuntos abordados têm relação com o momento de vida dos alunos e são tratados com naturalidade”, explica a coordenadora.
Segundo o diretor da Fatep, professor Marcos Antonio de Lima, esta é a oportunidade ideal para quem tem mais de 50 anos trocar experiências e se atualizar. “A Faculdade Aberta da Terceira Idade é mais uma opção entre os cursos da Fatep, caracterizados por oferecer qualidade, experientes profissionais e adequada estrutura física”, conta.
A Faculdade da Terceira Idade da Fatep tem o objetivo de proporcionar às pessoas com mais de 50 anos o acesso à comunidade acadêmica, resgatando, por meio da educação permanente, potencialidades, autoestima e cidadania. As aulas são ministradas as terças e quintas-feiras, sempre das 14 às 17 horas. As disciplinas, oficinas e palestras são oferecidas semestralmente e abrangem diversas áreas temáticas como questões existenciais, psicologia e relações sociais; educação para a cidadania; atividade física e lazer; arte e cultura; sociedade e qualidade de vida, além de atualidades.
SOBRE A FACULDADE ABERTA DA TERCEIRA IDADE DA FATEP – Com o ideal de proporcionar uma velhice com maior qualidade de vida, a Faculdade de Tecnologia de Piracicaba (Fatep) criou em agosto de 2011 a Faculdade Aberta da Terceira Idade, uma proposta de educação permanente, dirigida a pessoas de ambos os sexos, com mais de 50 anos, interessadas em se atualizar e buscar novos conhecimentos.
A educação dirigida às pessoas com 50 anos ou mais, dentro de uma perspectiva de educação permanente, deve modificar objetivos, conteúdos e métodos de acordo com as necessidades e desejos da população desse segmento etário e da sociedade que envelhece. Os indivíduos na idade madura e idosos são os verdadeiros sujeitos do próprio processo educativo. Com sua experiência podem ser atores da transformação da sua realidade histórico-cultural.
Existem dados empíricos que comprovam que a educação permanente possui efeitos claros compensatórios e estimulantes sobre o envelhecimento bem-sucedido. Os programas educacionais, ao favorecerem a interação social, rompem o possível isolamento que esteja sendo experimentado pela população que envelhece. Também colaboram para o desenvolvimento de habilidades, além de se constituir numa possibilidade de realizar aspirações educacionais nunca antes alcançadas. Voltando a estudar, o indivíduo na idade madura e o idoso têm chance de mudar o rumo de sua vida, redimensioná-la e redirecionar suas ações para ter liberdade de escolha, emergir com novos pensamentos, novas maneiras de ser e estar no mundo, o que tende a provocar mudanças na sua qualidade de vida (CACHIONI, 2003).
Para os adultos de idade madura e idosos, a aprendizagem se constrói e está associada à experiência, à vida. A valorização do vivido, do adquirido desenvolve a autoconfiança e auxilia na busca e atribuição de significados as novas aprendizagens. A Faculdade Aberta da Terceira Idade da Fatep não exige grau de escolaridade. Os alunos não são avaliados em provas e não precisam realizar tarefas comuns do ensino formal.
Pesquisas têm demonstrado que a Educação é um dos instrumentos que propiciam ao indivíduo alcançar o envelhecimento ativo. Envelhecer com saúde física, mental e espiritual é um dos maiores desafios das pessoas nessa faixa etária. Nessa perspectiva, uma das adaptações mais bem sucedidas quando se fala envelhecimento bem sucedido foi a criação das Universidades e Faculdades da Terceira Idade, sendo que a primeira Universidade foi criada em 1973 na França, por Pierre Vellas (CACHIONI, 2003).
SERVIÇO:
Faculdade Aberta da Terceira Idade da FatepInscrições abertas
Início das aulas: 6 de março
Informações e inscrições: (19) 3432.9957
Outras informações:
Engenho da Notícia
Assessoria de Imprensa Fatep
(19) 3302.0100
contato@engenhodanoticia.com.br


Faculdade Aberta da Terceira Idade da Fatep participa de atividades multitemáticas no Mês do Idoso

A programação do Mês do Idoso já começou na Faculdade Aberta da Terceira Idade da Fatep (Faculdade de Tecnologia de Piracicaba), com visita, no dia 1º de setembro, ao Museu TAM, em São Carlos. As alunas estão animadas para participar do III Movimento e Cultura na Terceira Idade, idealizado por secretarias municipais com apoio de entidades voltadas à terceira idade e empresas parceiras. 

Amanhã (14), por exemplo, a Faculdade Aberta da Terceira Idade da Fatep participa do concurso Miss e Mister Terceira Idade, no miniginásio Garcia Netto,  a partir das 14 horas. A turma estará representada pelas alunas Maria Helena Zeffa, Ivone Gonzales, Lydia Gava, Cleusa Gomes Guarnieri, Laura Aparecida Lopes Degaspari, Yvete Camolesi Teixeira e Antonio Roberto Mingati. 

No dia 27, a partir das 14 horas, no Teatro do Sesi, a Terceira Idade da Fatep também participa do Show de Talentos, mostrando que arte e cultura, definitivamente, são expressões atemporais.  

A festa continua na Quadra Coberta da Fatep (rua Silva Jardim, 1763, Bairro Alto) com o sarau “Canções, Emoções e Poesias, no dia 29, às 14 horas. No dia 1º de outubro,  está programada, a partir das 9 horas, a 1ª Caminhada entre Gerações, que sairá da Estação Idoso "José Nassif" e seguirá até a Praça José Bonifácio. 

De acordo com o diretor da Fatep, Marcos Antonio de Lima, e a coordenadora da Faculdade Aberta da Terceira Idade, Maristela Negri Marrano, a participação nestas atividades fazem parte do objetivo do curso: integrar, interagir, promover o lazer, a qualidade de vida, a autoestima, o resgate das potencialidades e da cidadania. “Queremos que ocorram mudanças de atitudes, quebra de preconceitos em relação à velhice e ao processo de envelhecimento”, afirmam. 

Sobre o III Movimento e Cultura na Terceira Idade – O projeto foi lançado em homenagem ao Dia Mundial do Idoso (1/10). A realização é das secretarias municipais de Ação Cultural; Desenvolvimento Social; Esportes, Lazer e Atividades Motoras; Turismo; Trânsito e Transportes; do Centro de Comunicação Social e da Câmara de Vereadores de Piracicaba, com apoio da Faculdade da Terceira Idade da Fatep, da Rede Drogal, do Conselho Municipal do Idoso, do Lar Betel, do Lar dos Velhinhos, do Projeto Estação Idoso, da Esaup, do Sesi, do Sesc, do Senac e do Incorpi. O evento conta com atividades entre os dias 2 de setembro e 1º de outubro.

SERVIÇO:

Faculdade Aberta da Terceira Idade da Fatep

Comemorações ao Mês do Idoso - III Movimento e Cultura na Terceira Idade

Informações: (19) 3432.9957
  
Outras informações:

Assessoria de Imprensa Fatep

Luciane Anhão (9789.5418) ou Marcelo Basso (9747.5586)

lucianhao@terra.com.br - marcetas@terra.com.br 



III Cultura e Movimento na 3ª idade é lançado oficialmente


Programação contará com apresentações culturais, ações esportivas, de estética e beleza

Em homenagem ao Dia Nacional do Idoso, comemorado em 27 de setembro, e ao Dia Mundial do Idoso, celebrado em 1º de outubro, foi lançada oficialmente nesta quarta-feira (31), a programação do III Cultura e Movimento na 3ª Idade, que inclui diversas atividades esportivas, apresentações culturais, passeios, palestras e ações de estética e beleza, entre os dias 2 de setembro e 1º de outubro.
A programação foi lançada em coletiva à imprensa, no Engenho Central, e contou com a presença de autoridades e parceiros do projeto.
Criado em 2009, o programa Cultura e Movimento na 3ª Idade temo objetivo de oferecer uma programação dedicada ao idoso. “Percebíamos que cada secretaria e cada entidade realizava suas atividades de forma isolada. Acabava ficando muito disperso”, explicou a secretária da Ação Cultural, Rosângela Camolese.
A programação será aberta na próxima sexta-feira (2), no Teatro Municipal Dr. Losso Netto. “Ao longo desse mês de atividades, nosso grande intuito é o de estimular o convívio do idoso na sociedade. Esperamos que muitos participem das ações, o que será muito benéfico não só para os idosos, mas também para suas famílias”, afirmou o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Pedro Kawai.


Programação
02 de setembro
Espetáculo teatra l“A vida que eu pedi, adeus”. Com Ailton Graça, Vera Mancini, Antoniela Canto e Paulo Américo. Local: Teatro Municipal Dr. Losso Netto. Horário: 21h.
09, 10 e 11 de setembro
Espetáculo Musical Falando da vida. Local: Teatro Municipal Dr. Losso Netto. Horário: sexta 21h/sábado 21h30/domingo 19h.
14 de setembro
Abertura da 7ª Olimpíada da Terceira Idade. Local: Mini Ginásio Garcia Netto. Horário: 14h
21 de setembro
Palestra: A Saúde em Seu Coração, com Dr. Felipe Toledo. Local: Estação do Idoso José Nassif. Horário: 15h
24 e 25 de setembro
Festival de Dança – PiraProDança. Local: Teatro Municipal Dr Losso Netto. Horário: 20h
26 de setembro
Passeio Turístico. Saída: Estação do Idoso José Nassif. Horário: 9h e 14h.
27 de setembro
Show de Talentos. Local: Teatro do Sesi. Horário: 14h
28 de setembro
Dia da Beleza. Local: Estação do Idoso José Nassif. Horário: 14h
28 de setembro
Celebrar a Vida Com Música e Poesia. Local: Sesc. Horário: 14h
29 de setembro
Ginástica Anti Stress. Local: C.C. Antônio Ferraz (Estação da Paulista). Horário: 9h
29 de setembro
Sarau: Canções, Emoções e Poesias. Local: Faculdade da Terceira Idade da Fatep. Horário: 14h
30 de setembro
Encerramento da 7ª Olimpíada da Terceira Idade. Local: C.C. Recreativo Cristovão Colombo – Sede Centro. Horário: 14h
01 de outubro
1ª Caminhada Entre Gerações. Saída: Estação do Idoso José Nassif. Horário: 9h
01 de outubro
Sessão Solene. Local: Lar dos Velhinhos. Horário: 14h

Nenhum comentário:

Postar um comentário